18 janeiro 2007

Adeus, até um dia…

Este é o meu último post no Con(tro)versas. Após pouco mais de um ano chega ao fim esta aventura. Com muita tristeza mas, pelo menos para mim, é tempo de mudança.

O projecto Con(tro)versas não foi muito bem sucedido, pelo menos quando o avaliamos contra aquilo que eram os seus objectivos iniciais: reflectir aqui as polémicas entre mim e o Miguel do Vale. Isso nunca aconteceu! Verdade seja dita que, o Miguel, nunca se mostrou tão entusiasta deste projecto quanto eu. E, quando um projecto depende do empenho de dois para ir para a frente e um não está motivado… não vai. Isto não é uma crítica ao Miguel. Apenas uma constatação de facto. Criar e alimentar o Con(tro)versas era motivante e mobilizador para mim mas não era para ele. E pronto.

Após ter tomado consciência disto, pouco depois do Con(tro)versa ter arrancado, ainda pensei que este blog poderia sobreviver com outra formula. Não com base em polémicas entre mim e o Varanda - basta ver os nossos escritos aqui para ver que isso era impossível. Mas um blog com algum contraste entre dois estilos muito diferentes. Infelizmente, essa formula também não se revelou viável. O Varanda, após uma entusiástica fase inicial, passou a ser muito irregular. De tal forma que, ele mesmo, a certa altura, referia-se aos nossos poucos leitores, como os “leitores do PSeven”! Isto é, sem querer, este blog tinha-se tornado o meu blog pessoal, mas sentindo eu deveres que não sentiria se fosse mesmo o meu blog pessoal. Mesmo assim, lá foi andando, até que fases de falta de tempo e, depois de falta de vontade de blogar da minha parte, levaram o Con(tro)versas ao estado de coma, ligeiro mas em coma.

Há dois meses atrás, ainda tive alguma esperança. Com a entrada do Tecklas, com a ideia de estabelecer uma periodicidade de posts regular e com o possível alargamento a outros conversadores… enfim, podia ser um balão de oxigénio para o comatoso Con(tro)versas. Mas não foi. O Tecklas só pôs um post, eu não consegui manter a periodicidade mínima que tinha prometido e quanto a caras novas… tudo velho!

É tempo de encarar a realidade: Assim não interessa continuar. Como dizia o Miguel do Vale, há um ano atrás: “É tempo de acabar com este blog”. Pelo menos para mim. Não vou acabar com o Con(tro)versas. Vou apenas sair. Ao Varanda, ao Miguel do Vale e ao Tecklas cabe agora a decisão de o manter, revitalizar, deixar morrer ou “suicidar”.

E quanto a mim? O que é que eu vou fazer? Não sei! Habituei-me a ter este espaço onde eu podia vir escrever e desancar no muito que se passa nesta sociedade globalizada e de pensamento único neo-liberal de que eu não gosto. Sei que vou sentir falta dessa possibilidade (acho que já sinto um pouco). Como vou ultrapassar isso, ainda não sei. Para já, só quero sentir o alívio de não me sentir mal por não estar a alimentar o Con(tro)versas, por não estar a dar o meu contributo para o projecto comum, de desiludir possíveis leitores, etc. Depois, logo se vê. Só posso garantir que, se fizer alguma coisa, vai ser diferente.

Adeus a todos. Um grande abraço e… a gente vê-se por aí!

10 Comments:

Blogger Varanda said...

Ó chefe, Ó chefe, calma pá.
Isto já aconteceu antes. E a "coisa foi em frente. Sinceramente estava à espera do famoso post que ias escrever sobre o referendo que se aproxima... Para criar controversa.
Vá, respira fundo e "mãos à obra"!!!

18/1/07 07:31  
Blogger Varanda said...

Olha, já cá vieram 4000 e seis...

Ler o PSeven ;)

18/1/07 07:34  
Blogger PSeven said...

Varanda,
Não sou, nunca fui nem quero ser o teu chefe. Acho mesmo que o mal deste blog esteve aí. Tanto vocês quanto eu assumimos que a responsabilidade disto era minha e não colectiva. Resultado: um blog com todos os defeitos de um blog pessoal e todos os defeitos de um blog colectivo e sem as respectivas vantagens.

Olha, como exemplo: se este blog fosse meu, há muito que tinha aqui à esquerda o simbolo "Este Blog apoia o SIM" e estava inscrito nas listas de blogs que apoiam o Sim. Não me estou a queixar de isso não ter sido possível. É o preço que se paga por ter um blog colectivo. Estou-me a queixar é do oposto: de não ter as vantagens de um blog colectivo!

Porque é que vocês não escrevem o tal post sobre o referendo. Eu prometo que respondo, na caixa de comentários claro!

Um abraço e até...

18/1/07 12:03  
Blogger Kaos said...

Pseven:
É sempre com pesar que vejo umprojecto ou uma ideia acabarem. Não vou aqui falar das tuas opções nem tão pouco dizer que devias continuar (isso é uma opção só tua). tenho pena de te ver sair e de perdermos a tua companhia e as tuas opiniões.
Acredito que vais voltar, se não aqui, num outro qualquer projecto mais pessoal. Até lá
Um grande abraço

18/1/07 14:54  
Blogger Rantas said...

Tenho pena.

20/1/07 00:04  
Blogger El Ranys said...

Sei o que queres dizer quando falas em blogues comatosos.
A gente vê-se por aí, PSeven. Um abraço

20/1/07 02:00  
Blogger Rui Martins said...

é pena, porque me fui habituando a passar por aqui... mas a blogoesfera é feita disto mesmo: de avcanços, recusos, de aparições, desaparecimentos e de... súbitos renascimentos!

certo é que lhe apanha o "bicho" nunca fica curado...

Por outro lado, deixo aqui o apelo para a petição online pela libertação do 1º sargento Luís Gomes e pela alteração da Lei da Adopção que podes assinar aqui:

http://www.petitiononline.com/adopcao/petition.html

21/1/07 20:50  
Blogger PSeven said...

Meus Amigos,

Obrigado pelas vossas palavras e pela vossa paciência para me aturar. Até um dia...

(Varanda: apesar da resposta acima, este agradecimento também te é dirigido!)

Um abraço a todos. A gente vê-se por aí!

24/1/07 12:09  
Anonymous Anónimo said...

pseven:

Lamento que deixes de fazer parte de um blogue que tinha linkado há algum tempo.
Espero que, após uma curta reflexão, possas voltar com alma nova e assumindo o blogue por inteiro.

Um abraço e as minhas portas estão abertas, como sempre.


Jorge G

24/1/07 14:51  
Blogger Mónica said...

ui já vi este filme :-(

25/4/07 03:34  

Enviar um comentário

<< Home