24 dezembro 2006

Posso desejar Feliz Natal?

Vá lá, sejam sinceros! Alguns de vocês pensaram: “Olha-me este gajo! Já por várias vezes se declarou ateu e agora vem-nos desejar Feliz Natal!”.

Pois é! Parece uma incoerência não é? Bem acho que não. Passo a explicar.

Como já disse noutro post, a minha família é, actualmente, uma misturada de crentes em diversos graus e religiões e ateus como eu. Mas nem sempre foi assim! Quando eu nasci a minha família era Evangélica. É claro que, durante a minha infância, se comemorava o Natal em nossa casa. Só que, essa comemoração, sempre teve pouco ou nada de religioso e muito de familiar. Para mim, o Natal, era aquela época do ano em que eu estava de férias, se comia doces, se jantava e convivia com a família e, sobretudo, em que eu recebia montes de presentes (ai que saudades)! Quando, finalmente, resolvi as minhas dúvidas religiosas pelo lado do ateísmo, porque é que deveria acabar com aquela comemoração familiar a que se chamava Natal e que, em tempos, tinha começado por ser uma comemoração religiosa? Não fazia sentido nenhum. Por isso o Natal continuou a ser comemorado cá em casa, com pinheiro, presépio e tudo!

Li por aí, algures (desculpem, hoje não tenho paciência para ir à procura das fontes) que em certas cidades inglesas e americanas se está a proibir o uso de símbolos referentes ao Natal em edifícios públicos e que, certos estabelecimentos comerciais, seguiram a mesma linha. Posso dizer que considero isso um radicalismo e uma grande falta de bom senso. Se o Natal evoluiu na sociedade como na minha família é, para muitos, apenas isso, uma festa de família. Não percebo porque é que, um não cristão se pode sentir ofendido com aquilo que acaba por ser uma tradição local, mesmo que tenha tido uma origem religiosa.

Ontem, dei por mim, ateu, a desejar feliz natal a um amigo budista! Do ponto de vista estritamente religioso foi um disparate. Do ponto de vista social era apenas um amigo a desejar felicidades a outro amigo. E não me digam que não faz sentido. Por isso,

FELIZ NATAL PARA TODOS

4 Comments:

Blogger José Pires F. said...

Claro que faz sentido, aliás, a esmagadora maioria das pessoas festeja o Natal como uma festa de família e se isso servir para que haja mais fraternidade e união entre as pessoas, para as fazer felizes e rever entes queridos, porque não festejar?…
É como dizes, uma questão de bom senso.

Agora que o Natal passou, desejo que o Novo Ano te traga as realizações sonhadas.

Abraço.

26/12/06 12:54  
Blogger Rui Martins said...

Ora! Não foi disparate nenhum... O "Natal" há muito tempo que extravasou o conceito restritamente cristão da coisa... para mim, não tem tal coisa, vale apenas (e muito) enquanto festa familiar...

por isso...

Boas Festas!

26/12/06 17:51  
Blogger Rantas said...

Pseven,
Penso exactamente da mesma forma.

27/12/06 01:44  
Anonymous Anónimo said...

Ói Pseven,
penso exactamente da mesma maneira. Cá na minha família acontece o mesmo, imagina!
Feliz continuação do Natal

Salica

27/12/06 17:47  

Enviar um comentário

<< Home