12 fevereiro 2006

A Madeira Quase a Chegar a 1984

Lembram-se do “1984” de George Orwell? No meu tempo de estudante universitário era quase obrigatório! O regime ditatorial fascista (desculpem lá os que se sentirem ofendidos com a minha frontalidade mas, chamar-lhe autoritário ou outros disparates que já vi por aí escritos é um insulto a quem teve de o aturar) gostava muito dele porque achava que retratava o regime comunista e os intelectuais de esquerda gostavam dele porque achavam que retratava o regime fascista! Eu não gostei! Não gostei do ambiente opressivo (ainda pior do que eu sentia no regime fascista), não gostei do final (pessimista) e, sobretudo, não gostei de ver retratada como única resposta a um regime daqueles a acção individual! Que, claro, tinha de fracassar.

Mas isto não é um blog de critica literária. Eu lembrei-me hoje, de novo, do 1984, por causa desta notícia do Público de dia 8. Na altura não dei por ela mas, mesmo com atraso, tinha de falar disto. É que, no "1984", os opositores ao regime eram considerados mentalmente desequilibrados e mandados para “tratamento psiquiátrico”. Ora, na Madeira, já se fazem requerimentos a pedir a “avaliação das faculdades mentais” dos opositores! É só mais um passo…

Para alguns dos meus amigos que acham que eu tenho um “ódio de estimação” pelo Alberto João (sim Varanda, tu és um deles) talvez seja altura de pensarem que eu tenho é um ódio de estimação por atitudes destas.

3 Comments:

Blogger El Ranys said...

Eu tenho um ódio de estimação pelo Alberto João ;D

12/2/06 01:27  
Anonymous Anónimo said...

Eu tenho um ódio de João pelo Alberto Estimação...

12/2/06 03:37  
Anonymous Anónimo said...

Vocês só conhecem o AJJ que interessa a certa comunicação sucial...
Ou seja, não sabem nada.
O homem de que falam não teve o tratamento q teve por ser da oposição. Mas por, por dá aquela palha dizer que este e aquele são criminosos e que põe bombas e incendeiam carros...
Em pleno processo de tribunal veio dizer que os juizes da procuradoria estavam feitos com o poder e eram mafiosos...
Ou seja, atitude para o psiquiatra avaliar...

6/3/06 17:30  

Enviar um comentário

<< Home