06 fevereiro 2006

Liberdade de Expressão ou de Insulto?

As incompreensões dos ocidentais em relação aos países islâmicos continuam. Agora até caricaturas servem para lançar mais petróleo na fogueira.

Nós vivemos em países laicos onde há liberdade religiosa, até para os ateus, e valorizamos muito valores como a liberdade de expressão. É natural que tenhamos alguma dificuldade em perceber a reacção de muçulmanos, a viverem em países muçulmanos, onde as outras religiões são, apenas, toleradas (para ateus é mesmo tolerância zero) e a liberdade de expressão é, no mínimo, muito relativa. A religião tem, na vida destas pessoas, uma importância muito maior do que tem para nós, mesmo para aqueles que são crentes. Basta ver, por exemplo, que um muçulmano é chamado, várias vezes por dia, a reafirmar a fé no seu Deus, 365 dias por ano, todos os anos da sua vida. É claro que eu acho que isto está próximo da lavagem cerebral, mas é a situação actual naqueles países e, tudo o que podemos fazer é esperar que eles façam a sua evolução natural.

Um dos dogmas fundamentais de todas as religiões islâmicas, é a proibição de reproduzir Maomé. Assim, a simples caricatura do profeta é, para um muçulmano, um insulto extremamente grave. Quando essa caricatura associa Maomé a bombistas (o que, para quem conhece minimamente a vida de Maomé, é um absurdo) ou a criminosos, como acontece em duas das caricaturas em causa, estamos perante insultos, claros, tanto pelos critérios de muçulmanos, quanto pelos critérios ocidentais.

Por tudo isto, eu não posso estar minimamente de acordo com os meios de comunicação social que, em nome da liberdade de expressão, reproduziram as caricaturas. Liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade de insultar e provocar gratuitamente como foi o caso. Ou acham que foi, por mero acaso, um jornal conotado com a extrema direita xenófoba que publicou originalmente as caricaturas?

Por coerência, não reproduzo aqui nenhuma das caricaturas que considero insultuosas.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meu Caro PSeven,

Não posso estar mais de acordo, consigo no que diz respeito a atitude estupida, para não dizer pior desse tal jornal.
Mas devemos no entanto, não esquecer duas ou três coisas. Não será também um insulto queimar bandeiras de outros paises, e atenção que não foi apenas agora que estas atitudes foram tomadas, não será tambem um insulto, quando fizeram o favor de destruir estatuas budas com milhares de anos.
Acho que o que tem que haver acima de tudo é respeito, para podermos viver neste bocado de terra, e que atitudes de faltas de respeito devem por isso ser condenadas, quer sejam tomadas contra qualquer religião ou raça.
Atenção volto a referir que não estando de acordo e condeno a atitude das caricaturas, mas acho também que têm que ser condenadas todas as atitudes de falta de respeito que o povo muçulmano tem para com os outros povos.

6/2/06 23:01  

Enviar um comentário

<< Home