31 agosto 2006

O Estado

Mais uma vez o Estado.
Adoro o Estado.
Não consigo viver sem o Estado (Infelizmente...).
É que funciona bem (Aqui, já devem reparar que estou a ser irónico, não é?).
É justo, imparcial... (AH ah ah ah ah ah... enfim...)
Calma !!! Não vou falar da protecção que ele fez à função pública durante anos e anos, em detrimento dos outros. Isso parece que felizmente está a mudar. Pode ser que o meu filho, um dia, não se considere descriminado pelo Estado.
Vou falar do que ele faz aos contribuintes.
Parece que desde que aderiram à informática, coisa fantástica que só descobriram em 2001, deram conta que existiam alguns esquemas para "fugir" ao pagamento de alguns impostos. Tudo bem. Vai daí e toca de alertar algumas pessoas que se "esqueceram" de declarar umas coisitas, e que por isso, terão que pagar o valor em falta... ACRESCIDO DOS JUROS COMPENSATÓRIOS. Até aqui tudo bem.
Agora entro eu. (Devo ter azar com o Estado). Em 2003, comprei uma casa. Paguei impostos na venda, paguei impostos na compra. (Tenho a sensação que passo a vida a pagar impostos).Pedi isenção de IMI. Entretanto sou "convidado" a pagar IMI, mesmo sabendo que iria ter isenção. Perante um convite tão simpático (Se não pagasse, nem IRS recebia, entre outras ameaças.) lá paguei. Desloquei-me várias vezes à repartição de finanças, no sentido de reaver o meu dinheiro.Tive dois anos para que me devolvessem o dinheiro. Devolveram-me, agora. Mas... E OS JUROS COMPENSATÓRIOS? Nada. Emprestei, juntamente com alguns milhares de contribuintes, dinheiro ao Estado e de juros nada. É, ou não, um espectáculo ?
VIVA O ESTADO ! VIVA O ESTADO !

Gostava de saber em que sentido é que este dinheiro, que muitos contribuintes emprestam ao nosso querido e adorável Estado, o ajudou na resolução de alguns problemas sociais.
Terei contribuido para uma das reformas do Manuel Alegre?
Terei contribuido para o pagamento de horas extras a médicos de alguns hospitais, mesmo sabendo que alguns deles nem as fazem?
Terei contribuido para ajudar a tapar alguns buracos da despesa publica, fruto de uma gestão danosa mas inimputável?
Quero lá saber...
Só sei que adoro o nosso Estado! VIVA O ESTADO !

2 Comments:

Blogger PSeven said...

Isto é tudo o que consegues arranjar? Pfft. E o pobre do Varanda que esperava a fórmula para comer, beber, fumar, não fazer exercício e não estragar a saúde! Que desilusão que vai ter.

É que esta é uma grande novidade! Todos os anos, alguns milhões de contribuintes, entregam IRS a mais. Só recebem o valor em excesso em Julho / Agosto do ano seguinte. Grosso modo, 1 ano depois, em média. Recebem juros compensatórios? CLARO QUE NÃO. Então cadê a novidade? É que, juros compensatórios só são pagos quando passa o prazo devido para pagamento. O prazo do IRS é um ano depois, por isso nikles. O do IMI, pelos vistos, é quando é atribuída a isenção. É justo? Claro que não. É um critério importante para avaliar o estado que temos? OBVIAMENTE QUE NÃO!!! Nesta sociedade há muitíssimos problemas muito mais graves, mesmo no que respeita à eficiência do estado, para estarmos a perder tempo com estas migalhas. A menos que tenhamos uma má vontade congénita contra tudo o que cheire a colectivo e andemos à busca de desculpas para criticar. Então vale tudo. Até o facto de um fantasma não ter recebido juros compensatórios.

Vá lá! Ainda estou à espera da cura do cancro! Ou da formula mágica para o Varanda. Acho que consegues fazer melhor.

PS (Aqui quer dizer Post Scriptum, não tem nada a ver com partidos políticos, por isso não te passes já e não comeces a escrever um cento de posts de protesto, tá?) Só ao rever o comentário é que reparei como tu, desbocadamente, perguntaste se contribuíste para uma das reformas do Manuel Alegre. Convinha que te informasses melhor antes de mandares essas “bocas”. É que, não só ele já esclareceu isso tudo, como ao lado das que o teu querido presidente recebe, parecem a sopa dos pobres. Mas esse, como é da tua área, é intocável, claro.

1/9/06 01:35  
Blogger Varanda said...

Vida desregrada PSeven, vida desregrada. Ninguém falou em comer ou não fazer exercício, beber e fumar sim, agora o resto... Sabias que levar porrada da mulher faz mal á saude?
Mike, talvez agora entendas porque é que as três coisas que mais me irritam são, por ordem crescente: Politica e politicos, pagar impostos e sopa quente. A razão de não gostar de pagar impostos não tem a ver com má vontade contra o colectivo, eu até não me importava de pagar mais impostos, o facto é que eu ainda não vi nenhum dos nossos queridos vigar..., perdão, impost..., desculpa, corrup..., ai! (eu hoje não estou bem) politicos preso pela porra de gestão que fazem dos nossos inmpostos.
Bem vindo Mike, agora não pares.

1/9/06 10:22  

Enviar um comentário

<< Home