27 julho 2006

E Timor?

Andamos tão preocupados com o que se passa no Líbano que até nos podemos esquecer do que se está a passar em Timor. Mas convém manter-nos alerta.

O Major Alfredo Reinaldo, chefe dos revoltosos, que se passeava por Dili acompanhado pelos seus homens foi finalmente preso. Mas não por causa do que fez. Só foi preso porque a GNR (sim a portuguesa) foi chamada pelo dono de uma das casas que ele tinha ocupado com os seus homens. E porque, nessas casas a GNR encontrou armas e munições. Isto depois de uma cerimónia encenada a semana passada em que Reinaldo teria entregue as suas armas a Xanana Gusmão e Ramos Horta.

Curiosamente isto passou-se em frente ao heliporto de Dili, que serve de quartel-general das forças australianas em Timor, num conjunto de três casas que são sistematicamente controladas pelos australianos! Os mesmas que se mostraram incapazes de deter Reinaldo a pedido do procurador Mota Carmo. Curiosamente também, Alfredo Reinaldo não foi preso de imediato pela GNR devido a uma intervenção de Xanana, tendo só sido detido no final do dia pelos australianos! Australianos que foram vistos muitas vezes acompanhando Alfredo Reinaldo e seus homens.

Entretanto, os apoiantes de Reinaldo já fizeram manifestações a exigir a sua libertação. Mas não se ficaram por aí. Já incendiaram uma casa e apedrejaram outras.

Parece-me que já não é possível esconder a enorme cumplicidade entre Xanana, as forças australianas e os revoltosos. Temo pelo que pode ainda estar por acontecer em Timor. Eles não mereciam isto!