08 dezembro 2005

A VW Ataca de novo - Agora em Portugal

O que se passa em Palmela, na Auto-Europa, é verdadeiramente vergonhoso. Há cerca de dois meses, a mesmissima VW, pressionou os trabalhadores de uma fábrica alemã, levando-os a prescindir de parte dos seus salários e de outras regalias, usando a Auto-Europa como arma de arremesso: se não cedessem à chantagem da administração, a VW entregava à Auto-Europa o fabrico do novo jeep da marca e não garantia os empregos, tendo-se mesmo chegado a falar de um possível encerramento. Como a manobra resultou, agora a VW usa uma derivação da mesma estratégia com a fábrica de Palmela: ou aceitam aumentos abaixo da inflacção e a desvalorização do trabalho extraordinário ou, nas palavras da administração, estará em risco o futuro da fábrica! Mas não era esta mesma que, há escassos dois meses tinha custos tão baixos e produtividade tão elevada que podia pôr em risco os empregos dos alemães?

O mínimo que se pode dizer é que a VW tirou a máscara: isso de concertação social, de diálogo entre patrões e empregados, de termos todos de puxar para o mesmo lado é uma bela duma treta. Quando chega o momento de falar de números, o que eles querem é sempre o mesmo: galinha gorda por pouco dinheiro (ou seja: o máximo da produtividade com o mínimo do salário). Em Palmela tiveram estes anos todos de isenção de impostos? Optimo, mas isso não lhes faz sentir nenhuma responsabilidade. É possível com ordenados maíores produzir um carro que, mesmo assim, dá lucro? OK! Mas se na Roménia, em Taiwan ou, qualquer dia, no Quénia, for possível produzir o mesmo, com menores custos... lá vão eles...

3 Comments:

Blogger PSeven said...

Aleluia! Até que enfim! Tive de esperar 12 dias por uma resposta mas, mais vale tarde que nunca!

Agora a sério. O paralelo que fazes com um seguro não é válido: Eu não sou o patrão da seguradora! De facto eu não tenho qualquer responsabilidade perante qualquer trabalhador de qualquer seguradora nem antes nem depois de lhes comprar um seguro. A posição da VW relativamente à Auto-Europa é completamente diferente: Eles são os DONOS da Auto-Europa! Os empregados dessa fábrica fazem parte do enorme exército de assalariados que contribuíu para que a VW se tornasse no maíor fabricante de automóveis da Europa. Não me parece correcto comparar esta situação com a de alguém que vai "comprar" um seguro.

Tenho a sensação que não percebeste onde eu quis chegar! Eu nunca sugeri que a VW tinha feito algo ilegal. O que me revoltou foi a frieza com que a VW utilizou uma chantagem vergonhosa e desonesta sobre os trabalhadores alemães primeiro, e sobre os da Auto-Europa, depois. Para mais vindo de uma empresa que exibe uma enorme saúde financeira com lucros anuais que deixam felizes os accionistas. O que eu quis provar foi isto: Quando se fala de salários, as grandes empresas tiram a máscara, mandam às urtigas os discursos
conciliadores e hipócritas da direita, e jogam mão a todos os recursos (mesmo os mais sujos) para baixarem ao máximo os custos com a força de trabalho, sem a mínima preocupação de justiça social. E este caso é uma prova clara disso. Quanto a factos não há argumentos! Q.E.D.

Agora a tua posição sobre o "Estado" é que é, ao mesmo tempo, surpreendente e ingénua! Então agora queres um estado mais interventivo? mais regulador? que defenda os trabalhadores? cuidado que se o Jerónimo sabe ainda te oferece um cartão de sócio do clube dele! Mas tu ainda não percebeste que o "Estado" está totalmente do lado da VW e semelhantes? Olha, se tens dúvidas vê aqui (http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=625070) as declarações que, nem a propósito, o Ministro da Economia fez hoje a este respeito, também ele tirando, completamente a máscara!

20/12/05 23:11  
Blogger Miguel do Vale said...

Estás a chegar a um ponto onde penso que me estejas a conhecer melhor politicamente. Não sou seguramente de esquerda. Penso que não sou de direita. Sou é contra o papel do nosso Estado. Para mim o estado não devia ser detentor de nada. Não devia de existir "gestores do estado" que decidem fazer 10 estadios para o Euro, e a pior coisa que lhes acontece é no final do mandato arranjarem um "tacho" numa empresa publica qualquer. Não devia de haver empresas do estado nem trabalhadores do estado, que etiveram (e ainda estão) durante anos protegidos por regimes especiais de natureza social, sem que se perceba porquê. O Estado devia de existir unicamente para regular, para fiscalizar e para impedir que se façam as burrices que por aí andam. Impedir os monopolios, etc. Mas não. O Estado nunca poderá ser assim. O Estado está cá para servir alguns. Se chegar para todos, optimo. Mas tem que primeiro servir alguns. É a geração de politicos que derrubou um regime para criar outro democraticamente camuflado. Como é que se explica que as Autarquias se possam endividar, mesmo sabendo que não podem pagar?
Como é que se podem autorizar situações destas. Como é que o estado, não tendo dinheiro, se pode lançar em OTA´s, TGV´s e acabar com as SCUTS? Como? é só porque é dinheiro do Estado. Pode-se gastar. Daqui a quatro anos quem vir que feche a porta. Que se lixe o ESTADO e todos aqueles que andam a "chupar" à sua custa. Estou cá eu para contribuir todos os meses...

22/12/05 00:10  
Blogger PSeven said...

"Estás a chegar a um ponto onde penso que me estejas a conhecer melhor politicamente."!!! Mas tu achas que depois de tanta conversa ainda não sei o que é que tu pensas politicamente? Cai na real MdV! Sei disso assim como sei que tens o hábito de, quando estás encostado à parede, sacares do teu usual rol de queixas contra o "Estado", origem de todos os males. Acho mesmo que estás convencido que é o detentor do "One Ring" (se quiseres empresto-te o DVD). Mas esta conversa era sobre A VW, não sobre o "Estado" (ler "Estado" com voz tenebrosa e tremendo ligeiramente). Como não respondes ao resto... parto do princípio que concordas comigo na critica à VW.

Sobre o "Estado" (voz tenebrosa, etc...) prometo que falamos noutro dia.

23/12/05 10:19  

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