31 outubro 2006

Decisões... ou Intenções?

No Post que está aqui a seguir, o do “puzzle”, um anónimo pôs o seguinte comentário:

“vou ter de fazer o comentário/pergunta mm aqui:
que é feito do con-tecno-versas?!?!
meia dúzia de posts e.... morreu?”

Meu caro anónimo, e todos os outros a quem isto interesse, obrigado pelo vosso interesse no Con(tecno)versas. Infelizmente, com ele, está a passar-se o mesmo que com o Con(tro)versas: Falta de tempo e de inspiração do seu redactor principal (moi, je). Por exemplo, hoje, só consegui vir aqui às 24:02! O problema é que os dias têm a estranha mania de só terem 24 horas. E como eu mantenho o estúpido hábito de dormir pelo menos 6 Horas por noite… O tempo que sobra… enfim, acho que já se percebeu.

Vou tentar mudar o funcionamento disto. Por um lado vou tentar recrutar mais gente, mas gente que ponha mesmo Posts e não, como as minhas duas últimas aquisições, que vocês nem chegaram a conhecer, porque nem o primeiro post puseram. Depois, vou estabelecer para mim mesmo um ritmo confortável mas regular. Assim, todos vão ter uma ideia de quando haverá novidades, tanto no con(tro… como no con(tecno… Só preciso de algum tempo. Espero que vocês tenham um pouco de mais paciência.

Um abraço a todos

27 outubro 2006

Puzzle

http://www.epuzzle.co.uk/


(em inglês)

24 outubro 2006

Entretanto na China…

Recentemente a China devia ter feito, por duas vezes, as primeiras páginas dos jornais ocidentais… mas foi ignorada.

Primeiro foi o assassinato de uma freira tibetana cujo único crime foi o de fazer parte de um grupo que tentava atravessar a fronteira com a Índia para se encontrar com o Dalai Lama. O governo chinês justificou o incidente, dizendo que os soldados agiram em legítima defesa. Felizmente o incidente foi filmado por uma equipa da televisão romena “Pro TV” e pode ser visto aqui. Na mesma acção, os soldados chineses, feriram pelo menos mais um tibetano e prenderam cerca de 20, entre eles diversas crianças. A notícia foi quase completamente ignorada no Ocidente! Porquê? Terá algo a ver com interesses comerciais? Nã, que maldoso que eu sou!

Ao mesmo tempo, empresas como a Wal-Mart, a Google, a UPS, a Microsoft, a Nike, a AT&T e a Intel estavam a fazer pressão junto do governo chinês para que este não publicasse legislação concedendo aos trabalhadores chineses direitos mínimos, como o direito à contratação e à negociação (notícia aqui). A situação actual dos trabalhadores chineses caracteriza-se por salários baixíssimos, inexistência de esquemas de protecção à saúde e grande precariedade uma vez que há a prática generalizada de não efectuar contratos de trabalho. Pois bem, acreditam que as empresas que acima citei ameaçaram o governo chinês com a debandada geral se a tal legislação fosse aprovada com o argumento da “perda de competitividade”? Onde é que já ouvimos isto?

Que ninguém se iluda: Se (ou devo dizer quando?) estivermos debaixo de um regime de escravatura e um governo resolver conceder alguns direitos de cidadania aos escravos, aquelas e outras empresas vão fazer um escarecéu danado por causa da perda de competitividade! Sabem o que é que eu tenho vontade de lhes mandar fazer com a competitividade? Isso mesmo…

(A notícia do assassinato da freira tibetana foi ”pescada” no Quintus. Obrigado Rui)

Auto-Regulação

Ajude o governo, decida por si próprio.

Sobre o aborto

Sobre o aborto, e não sobre o referendo (porque sou suficientemente alienado para me estar a borrifar para as leis) defendo duas posições: Sou contra e sou a favor.
Sou a favor porque entendo que no nosso país ( e nos outros) uma criança não tem os seus direitos defendidos á partida por forma a bastar existir para haver, por parte da sociedade, cuidado e atenção em relação aos seus direitos. A família em que essa criança "nasceria" já está suficientemente transtornada para, garantidamente, transtornar a criança e colocar mais um problema para as instituições resolverem. Porque, não me lixem, a legalização do aborto só se coloca em relação aos mais desfavorecidos. O resto é demagogia.
Sou contra porque tenho dois filhos e, sem estar a ser lamechas, a vida merece respeito. Eles não pediram para nascer, eles são uma força da natureza, eles têm uma tal atitude em relação á vida que impedi-los de descobrir o mundo que nós conhecemos é a maior das injustiças.

O resultado deste referendo é irrelevante porque, no fundo, a sociedade é incompetente.

21 outubro 2006

Auto-Regulação

Ajude o governo, tribute-se a si próprio.

20 outubro 2006

Entretanto...

Ontem, para variar, só consegui chegar ao teclado do meu computador quando já era hoje (00:15)! É claro que, nem tentei começar a compor aquele post sobre a China. E já vão 3 dias de atraso. A probabilidade de ir parar ao tinteiro virtual cresce…
Entretanto… Como ultimamente tenho sido obrigado a deslocar-me de comboio, voltei a comprar o “Público”. Apesar da qualidade do jornal estar a diminuir de forma preocupante, de vez em quando aparece uma pérola. Aconselho-vos a não perderem a que está na página 10, um artigo chamado “Desperdícios” da autoria de Carla Machado. Sobretudo se forem “Blasfemos” ou “Insurgentes”.

Prometo que vou tentar escrever o post sobre a China hoje… A não ser que escreva antes aquele sobre o cúmulo da desorientação… ou o outro sobre… Ah, logo vejo!

Assim de repente...

Pois, não sei...

Pouca coisa há para dizer e pouca matéria para comentar. Acho que quanto a controversas estamos conversados. O máximo que posso fazer é um revisão de consensos.
Recordo-me, vagamente, de uma promessa de não sei quantas centenas de milhares de novos empregos mas penso que isso não me diria respeito porque não sou assim muito novo... também tenho ideia de uns impostos que não seriam aumentados mas como arranjo maneira de fugir aos impostos não tenho muita razão de queixa... Acho que é justo que me aumentem as despesas uma vez que fujo aos impostos. Não percebo é o que pensam os que não conseguem fugir. Bom, não entremos em polémicas, daqui a bocado ainda vão dizer que querem que o governo seja socialista...
Passo a explicar: Muito novo pensei que o que mediria o "evoluido" de uma sociedade seria o investimento feito na saúde, na educação e na justiça. Pensava eu, na minha ignorancia que se tivesse saúde, educação e confiança nos meus direitos, o resto só dependeria de mim. Erro crasso, há que pensar em receita e despesa. Isso é que é importante. Não quero saber se os impostos e os encargos (que eu pago poucos) são aplicados como retorno ao esforço de os pagar, tipo, tenho filhos, pago impostos, gostava que os meus filhos como não possiveis contribuintes tivessem algum beneficio... (blá blá blá) eu ainda não percebi que o que importa numa escola onde eles possam ser educados é se os professores têm férias maiores ou menores que os estivadores, se o seu horário de trabalho é igualmente mau, se as condições de trabalho são igualmente arriscadas e se a sua motivação é igualmente péssima. Porque o trabalho criativo dos estivadores está a ser indevidamente valorizado e evidentemente, por uma questão de justiça social, devemos nivelar os seres humanos pela mesma "bitola". E digo mais, se existem delinquentes é porque os professores que os acompanharam não eram competentes, podes crer, cambada de incompetentes...
Quanto á Saúde, o que é que se passa? (estás a olhar para mim? queres levar na tromba?) a Saúde está muito bem! Não sabias que a crise já passou? Daqui a bocado estás a dizer que queres que a saúde seja gratuita... A saúde por aqui está muito bem e recomenda-se. Está tão bem que até temos hospitais e maternidades a mais, por isso há que fechar algumas. Não interessa se daqui a alguns meses voltem a abrir como iniciativa privada (estes privados são uns loucos). Não sei como vamos conseguir dar a volta aos médicos com a conversa dos estivadores, mas...
A justiça. Quanto á justiça só dois adjectivos: célere e eficaz. Tudo dito. Quase tudo, porque ainda falta fechar um ou outro tribunal. (só ainda não percebi como vamos conseguir entregar os tribunais á iniciativa privada, mas olha, desde que vi um porco... esquece, isto sou eu a divagar)

Portanto, assim de repente... nada. Não há controversa, estamos bem, cantando e rindo o bailinho da madeira. As injustiças e os pequenos grupos injustamente previlegiados (pensionistas, deficientes...) vão perdendo as suas regalias, vamos semeando justiça social por todos e vamos "nivelando"...


P.S. Não te esqueças, "read my lips" RECEITA, DESPESA... não custa nada, receita, despesa, receita, despesa, (SCUTS) receita, despesa (deficientes) receita, despesa, (pensões vitalicias) receita, despesa, (OTA) receita, despesa, (TGV) receita, despesa, (os media, os media são uma treta) shiu!!! receita, despesa...

P.P.S. Não me digas que também és um dos responsáveis pela baixa tributação da EDP! E se fosses para o ca*****!

17 outubro 2006

Explicação

Olá, a todos. Estou de volta… Espero…

O El Ranys deixou este comentário no post aqui por baixo:

“Que se passa com este blog, amigos pseven, varanda e miguel do vale?
Vamos lá a postar, já se sente a falta das vossas opiniões.” (o Rantas, acrescentou um comentário a concordar).

Primeiro, assumo que esta crítica se destina mais a mim do que aos meus co-bloggers. Infelizmente, há muito que deixei de contar com o Varanda e, sobretudo, com o Miguel do Vale para manter este blog vivo. Depois, quero agradecer ao El Ranys e ao Rantas! É sempre bom saber que alguém sente a nossa falta quando não podemos aparecer. Mas, a verdade é que vocês já mereciam, há muito tempo, uma explicação.

O que se está a passar? É uma conjugação de dois factores: falta de tempo e falta de… como hei-de dizer… jeito? Inspiração? Algo assim.

Exemplo: na passada sexta feira, já tarde depois do jantar tentei alinhavar um post sobre o artigo do André Azevedo Alves no último “Dia D” (revista que acompanha o “Público” às sextas). Se não leram… não leiam. Queria desmontá-lo aqui. A meio achei que estava uma *bip*, voltei atrás, refiz parte… e fui dormir (já não aguentava)! Sábado, voltei, e achei que aquilo estava mesmo uma *bip*. Voltei a refazer, até sair para ir a… já não me lembro. Domingo… “mas como é que eu escrevi uma coisa tão…” nem tive paciência para recomeçar… e assim por diante. Até perder a actualidade. Resultado: o post sobre o referido artigo ficou no tinteiro virtual do meu computador a fazer companhia a muitos outros (vamos lá a ver se este não fica também). Agora queria escrever um sobre o que se está a passar na China. Já devia ter sido ontem, não vai ser hoje…

É assim amigos! Pouco tempo e pouca inspiração = Blog desértico. Confesso que tenho saudades de pôr aqui um post, e depois, esperar os vossos comentários. Vou fazer um esforço. Talvez amanhã consiga fazer aquele sobre a China! Mas o do André Azevedo Alves está-me atravessado… Enfim

Com sorte, até amanhã!

(vou rever isto agora… Não garanto que vá publicar. Se vocês não o lerem é porque eu não me autorizei a publicar! OK?)

08 outubro 2006

Não fume, mate...

Li algures que, para não ferir a sensibilidade antitabagista daqueles que vão ao cinema ou que possam vir a alugar filmes, o novo James Bond foi proibido de fumar um charuto numa cena do seu mais recente filme.

Mas o espantoso é que o 007 continua a ter licença para matar, explodir, destruir, etc. Fumar é que não, porque pode matar...

Ó santa hipocrisia !!!!