29 julho 2006

Bush e as Células Estaminais

George W. Bush vetou recentemente uma lei do congresso que permitia a investigação com células estaminais. Essa investigação é essencial para se conseguir tratamentos mais eficientes no combate a doenças degenerativas como a “Parkinson”, por exemplo. Bush vetou a lei porque, como resultado daquelas investigações são eliminados embriões humanos. Tanto aqueles que são doadores dos tecidos usados nas investigações como embriões excedentários.
Ora bem, Jon Stewart que tem um programa chamado o “Daily Show” desmontou de forma brilhante, neste vídeo, a argumentação de Bush e de outros da mesma linha. A não perder.

28 julho 2006

Negociata Privada, Dinheiros Públicos

Sabem qual é o objectivo fundamental deste governo? Arranjar negócios aos privados. Para isso é preciso baixar salários? Baixa-se! É preciso retirar algumas das já poucas regalias de quem trabalha? Tira-se. É preciso piorar os serviços para gastar menos? Piora-se, o Zé Povinho que proteste o que quiser. Mas se for preciso gastar mais para arranjar um negócio a um privado qualquer, GASTA-SE!

“Caramba, este PSeven está cada vez mais exagerado” diriam o meu amigo Miguel Fantasma do Vale, se fosse noite de ele aparecer por aqui, e, provavelmente, alguns dos meus leitores! Pois é! Só que, o governo, acaba de decidir privatizar os serviços de auditoria jurídica dos diversos ministérios (notícia aqui). Esses serviços, até agora eram prestados por magistrados do Ministério Público! A partir de agora, esses magistrados vão fazer outra coisa qualquer, e os pareceres jurídicos que esses serviços produziam passam a ser pedidos a escritórios de advogados. Em síntese: Nós passamos a pagar mais, ficamos a perder, os escritórios de advogados passam a ter mais trabalho e a ganhar mais, ficam a ganhar! E assim se defende o interesse público!

Rogério Alves, bastonário da Ordem dos Advogados afirmou que “as vantagens financeiras não se aferem apenas com a folha de pagamentos da Função Pública”.Não explicou quais são as outras vantagens financeiras para o comum dos mortais que não é sócio de um escritório de advocacia!

E assim vai a crise. Só para alguns…

27 julho 2006

E Timor?

Andamos tão preocupados com o que se passa no Líbano que até nos podemos esquecer do que se está a passar em Timor. Mas convém manter-nos alerta.

O Major Alfredo Reinaldo, chefe dos revoltosos, que se passeava por Dili acompanhado pelos seus homens foi finalmente preso. Mas não por causa do que fez. Só foi preso porque a GNR (sim a portuguesa) foi chamada pelo dono de uma das casas que ele tinha ocupado com os seus homens. E porque, nessas casas a GNR encontrou armas e munições. Isto depois de uma cerimónia encenada a semana passada em que Reinaldo teria entregue as suas armas a Xanana Gusmão e Ramos Horta.

Curiosamente isto passou-se em frente ao heliporto de Dili, que serve de quartel-general das forças australianas em Timor, num conjunto de três casas que são sistematicamente controladas pelos australianos! Os mesmas que se mostraram incapazes de deter Reinaldo a pedido do procurador Mota Carmo. Curiosamente também, Alfredo Reinaldo não foi preso de imediato pela GNR devido a uma intervenção de Xanana, tendo só sido detido no final do dia pelos australianos! Australianos que foram vistos muitas vezes acompanhando Alfredo Reinaldo e seus homens.

Entretanto, os apoiantes de Reinaldo já fizeram manifestações a exigir a sua libertação. Mas não se ficaram por aí. Já incendiaram uma casa e apedrejaram outras.

Parece-me que já não é possível esconder a enorme cumplicidade entre Xanana, as forças australianas e os revoltosos. Temo pelo que pode ainda estar por acontecer em Timor. Eles não mereciam isto!

Besta Made In USA

Sabem quem é Newt Gingrich? É um congressista americano, leader dos republicanos no congresso e intimo dos actuais ocupantes da casa branca. Pois bem, este senhor tem um site onde publicou esta preciosidade que eu traduzi (original AQUI). Esta “pérola” do pensamento ultra-direitista está numa caixa no final dum artigo intitulado “A terceira Guerra Começou” e que se refere à guerra de agressão que Israel está a levar a cabo no Líbano (claro que não é assim que ele a caracteriza).

Aqueles de vocês que não pensam que nós precisamos de nos preocupar acerca disto nos Estados Unidos da América, precisam de pensar novamente. Onde está o único solo da Terra onde eles nos podem combater e onde não temos uma grande vantagem? Mesmo aqui em casa onde nós não podemos usar armas de destruição massiva. Eles sabem isto melhor que você ou eu, tenho a certeza” (realçado meu).

Leiam e pasmem. Esta besta (não costumo usar esta linguagem mas este idiota tirou-me do sério) admite implicitamente usar armas de destruição massiva contra outros países como se estivesse a discutir a ementa do almoço. Numa discussão noutro blog, quando expliquei a alguém que me preocupava mais com os excessos da politica americana por eles serem a única super potencia mundial, alguém me perguntou: “e não é melhor assim?”. Está visto que NÃO!

25 julho 2006

Novidades do fim do mundo

Longe de tudo e de férias acho estranho que ainda não tenha aparecido aqui um comentário sobre a situação actual no médio oriente, ou melhor dizendo, no mundo. E daí, talvez seja justificado o silêncio do meu amigo Pseven em relação ao assundo porque como pessoa ponderada que é sabe, como eu, que não vale a pena estar hoje a comentar uma situação cujas consequências vão ser sofridas durante muitos e longos anos.

Vergonhoso!

Publicidade

Só para lembrar a quem passar aqui que há por aí um Blog fantástico chamado Con(tecno)versas. Lá pode encontrar artigos sobre como fazer chamadas telefónicas grátis (mas é grátis mesmo) ou, se não quiser investir no equipamento, a 0,03€ por chamada (SIM: 3 centimos por chamada! Não é por minuto!), como usar o Google News para encontrar artigos ou até para o avisar quando são publicados certos artigos, como publicar posts no Blogger a partir de EMails, um artigo sobre jogos electrónicos e desporto e como montar a segurança do seu computador sem gastar €uros! (sim, anti-virus e tudo o mais de graça!).
Mas… Você ainda aqui está? Que está à espera? Vá!

Fim do Intervalo publicitário!

21 julho 2006

Mas… Eu Não Consigo Falar!

Exclamava desolada a ministra da educação enquanto se virava para o seu colega, Augusto Santos Silva, em aflito pedido de apoio. Foi das imagens mais patéticas que a televisão transmitiu ultimamente.

Maria de Lurdes Rodrigues estava a tentar explicar uma coisa clara como água: é que os exames tinham corrido mesmo muito bem! E, com certeza devido a isso mesmo, ela tinha sido obrigada a tomar medidas de excepção relativamente a duas disciplinas do 12º ano. E, claro que, a culpa disto tudo (dos exames terem corrido bem?) era do governo anterior! Estava a ser tão interessante que nem os seus colegas de partido lhe prestavam atenção.

Não sei o que mais me espanta. Se o ar sério que esta ministra consegue pôr ao fazer afirmações tão ridículas e contraditórias, se a enorme crença na estupidez dos portugueses que estes governantes demonstram, ao pensarem que podem limpar a imagem desta série de disparates e incompetências com um discurso tão incrível.

Ontem, pela primeira vez, tive vontade de ser deputado. É que gostaria de ter feito umas quantas perguntas, à srª ministra, que, tanto quanto eu saiba, não foram feitas – os senhores deputados também não fizeram bem o trabalho de casa. Eis as perguntas:

- Porque motivo é que o GAVE, este ano, resolveu que não havia provas modelo dos exames, ao contrário do que sempre aconteceu? E logo num ano em que muitas disciplinas tinham exames relativos a novos programas.
- Porque motivo é que o GAVE impôs critérios ocultos (ver aqui) na correcção dos exames, critérios que prejudicaram muito os resultados finais?
- Esses critérios ocultos vão continuar a ser aplicados nos exames da 2ª fase (os tais que os alunos de Química e de Física podem usar para a entrada na 1ª fase do superior)?
- A srª ministra conhece alguém que tenha sido directamente favorecido pela incompreensível excepção criada para os alunos de Química e de Física?
- A srª ministra já escreveu a sua carta de pedido de demissão ou precisa de ajuda?

Também gostaria de lá ter estado para poder gritar “APOIADO” quando uma deputada, não me lembro quem nem de que partido, disse à srª ministra que, se ela fosse professora do secundário, nunca chegaria a professora titular (topo da carreira recém inventado por esta ministra) com tamanha demonstração de incompetência!

19 julho 2006

O Melhor de Ana Gomes

Deve ser por algum reflexo masoquista que continuo a ir regularmente consultar o “Causa Nossa”. Ultimamente só temos o Vital Moreira a defender apaixonadamente a Ministra da Educação e a sua guerra contra os professores ou a Ana Gomes a defender as suas damas Xanana Gusmão / Ramos Horta. Por acaso tropecei no post que a figura mostra (clique na figura para aumentar)! Alguém se esqueceu… do conteúdo. É o melhor post de Ana Gomes em muito tempo! Pelo menos não insulta ninguém!

18 julho 2006

Curtas e Secas

- "Os presidentes do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, e da Câmara do Porto, Rui Rio, reuniram-se ontem, num almoço no Porto, para analisar possíveis áreas de cooperação entre as regiões e debater aspectos da política, como as futuras leis de finanças locais e regionais" - Correio da Manhã
A notícia não esclarece se combinaram o lançamento de algum novo modelo de rolha a aplicar aos habitantes das respectivas regiões, ou se trataram de algum intercâmbio cultural. Neste último caso talvez vejamos em breve Alberto João Jardim a referir-se aos “mouaros do contenente” e Ruí Rio aos “cubanes de Lisboua”

- "Os bancos portugueses são os segundos mais caros da Europa em termos de comissões cobradas sobre os empréstimos concedidos, logo a seguir à Grécia" - Diário de Notícias
E assim se vê como a banca está empenhada em contribuir para o desenvolvimento da economia nacional.

- "Banco central diz que economia portuguesa deve crescer 1,2% em 2006 - SIC Online
Como eu estaria contente se fosse o meu patrão!

- “PSD quer debate de urgência sobre exames (…) O último plenário antes das férias de Verão é o momento ideal para que a ministra da Educação explique aos portugueses porque é que apenas os alunos de Química e Física vão poder repetir os exames ‘com erros’.” - Diário de Notícias
Mais alguém está a começar a perceber que, para a ministra da educação, há filhos, enteados e os outros!

17 julho 2006

Os Exames da Vergonha

Ou da falta dela! Primeiro deixem-me que explique uma coisa: recebi as primeiras informações sobre as fortíssimas trapalhadas que se estavam a preparar com os exames nacionais há mais de 2 semanas. Só que, na impossibilidade de completar essas informações (não sou professor) fui adiando este post até já não poder mais. Agora perante o que está a acontecer tenho mesmo de deixar aqui registado o meu protesto perante o escândalo que não está a ser denunciado numa imprensa demasiado mansa e seguidista da Srª Ministra.

A explicação para as notas baixas nos exames em geral é muito simples: ORDENS DO MINISTÉRIO!!!
Nas reuniões promovidas pelo GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional) com os professores que iam corrigir as provas, juntamente com os critérios de correcção publicados, foram fornecidos outros que alteravam os critérios oficiais de forma incorrecta e injusta, prejudicando os alunos. De tal maneira que, os próprios professores protestaram energicamente prevendo o descalabro de notas baixas a que se assistiu!

Exemplos: No exame de Português do 9º Ano, era pedido aos alunos para passar uma frase do discurso directo para o discurso indirecto; este exercicío obriga a várias transformações. Bastava o aluno falhar a menos importante para ter ZERO mesmo que tivesse acertado em todas as outras!

Numa pergunta do exame de Física e Quimica do 11º Ano, apesar dos critérios oficiais referirem que o aluno podia apresentar os cálculos de forma diferente desde que obedecessem a determinadas condições, os professores foram instruídos para não aceitarem senão a solução oficial!

Estes são apenas dois de muitos exemplos. Rara era a pergunta para a qual não existia uma norma restritiva deste tipo que ia prejudicar a classificação de muitos alunos. Qual o objectivo desta actuação, vindo de uma Ministra que parece obcecada em “chatear” o professor? Não é difícil de imaginar!

Outra questão: Porque é que só os alunos de Química e de Física do 12º ano é que têm direito a que a nota da 2ª chamada da prova conte para a 1ª fase de acesso ao ensino superior? Não é, com certeza por causa dos níveis atingidos - os de Matemática foram os piores. Nem dos erros ou perguntas mal elaboradas, que também aparecem noutros exames. Que se passa? A ministra gosta mais destes alunos do que dos outros? Quem é que sai beneficiado? Não é ninguém que eu conheça, mas…

(Obrigado ao “We have Kaos in the garden” pela imagem)

Curtas e Secas

- “…Os aviões israelitas fizeram ainda dois ataques aos reservatórios de combustível do aeroporto internacional de Beirute, local onde horas antes um soldado tinha ficado ferido depois de um míssil ter atingido estas instalações, que estão encerradas desde terça-feira.” - TSF online
Não sabia que o aeroporto internacional de Beirute era uma instalação do Hezbollah!!

- “A parte fraca do sistema educativo é a escola… A forte são os sindicatos de professores” – Maria João Avillez na entrevista a José Sócrates, citada de memória.
Não sabia que Maria João Avillez é que estava a ser entrevistada!!! E logo por José Sócrates!

- “Sabe como é que se chama à Ministra da Educação? A nova Tatcher!!” e, perante um esboço de protesto de José Socrates “não, não, era um elogio!” – A mesma senhora “entrevistada” pelo mesmo senhor.
Não sabia que chamar FDP a alguém podia ser um elogio!!!

11 julho 2006

Prémio Grande Lata

Para Alberto João Jardim por ter escrito a José Sócrates “a pedir o apoio da República para a resolução da grave situação financeira que a região atravessa” isto é, mais dinheiro para o governo esbanjador a que preside há tanto tempo (notícia aqui). Isto depois de passar estes anos todos a receber um orçamento milionário pago pelos “cubanes do contenente” e de ter, recentemente, pedido a Cavaco Silva que demita este governo, a que agora recorre, e nomeie outro de iniciativa presidencial.

Não há pachorra! Dêem-me um remo de uma chalupa!!

Mas... Alguém Viu a Crise (II)?

A Federação Portuguesa de Futebol vai pedir ao Governo que isente de IRS os prémios de participação no Mundial que serão pagos aos jogadores, cerca de 50 mil euros por cabeça (notícia aqui).

É compreensível! Com prémios tão baixinhos! Eles precisavam de mais esta ajudinha! Se não eram capazes de não ter dinheiro suficiente para a gasolina para os Porshes e Ferraris.

Quem Sou Eu? Quem Sou Eu?

Quem foi que disse, recentemente, a propósito da sua impossibilidade momentânea de concorrer a um determinado cargo internacional “Agora o mundo tem que esperar” (realçado meu)? Pista: Alguém “muito” modesto e “nada” ambicioso!

10 julho 2006

Golpe Escondido com Horta de Fora

“Jose Ramos Horta is a good personal friend and we wish him well” – Foi com estas palavras que o Ministro dos negócios estrangeiros da Austrália saudou a nomeação de Ramos Horta para primeiro-ministro de Timor-Leste (notícia aqui). Por seu lado, o “ministro-sombra” da oposição australiana, Kevin Rudd, disse “Mr Horta is an old friend of Australia with strong friendships on both sides of Australian politics”. Depois da pública antipatia pelo anterior primeiro-ministro, Mári Alkatiri, motivada sobretudo pelas fortes posições negociais que ele mantinha no que respeita à exploração do petróleo no mar de Timor, este entusiasmo todo é esclarecedor. Quer o governo australiano quer a oposição estão felizes por terem um “velho amigo” ao leme do governo de Timor. Alguém é ingénuo o suficiente para acreditar que o “velho amigo” vai continuar a negociar duro com a Austrália os direitos de exploração do petróleo?

07 julho 2006

Prémio ROLHA

Rui Rio, depois de ter incluído nos contratos com a Câmara a obrigatoriedade de, quem é contratado, não a criticar, quer agora proibir as forças politicas e sociais de utilizarem estruturas próprias de propaganda fora dos períodos eleitorais (noticia aqui)!!!

Sugestão para o Dr. Rui Rio: Não faça as coisas pela metade! Proíba os portuenses de pensarem em politica a não ser 5 minutos antes de votarem e com uma fotografia sua nas mãos, para não haver enganos!

NOTA: Nunca falei em partidos aqui (que eu me lembre)! Abro uma excepção para dar os parabéns ao PCP pela acção de luta que está a levar a cabo hoje contra esta medida prepotente.

Petição anti Multis em Fuga

O Blog Quintus está a promover uma petição em que se apela ao bloqueio das multinacionais que abandonem Portugal, como a Renault já fez e a Opel se prepara para fazer. Não sou muito entusiasta deste tipo de acções mas, entretanto, lembrei-me que um dos factores que tem permitido ao Japão progredir tanto, é exactamente a atitude da sua população que recusa, sempre que pode, tudo o que não é “Made in Japan”! Não digo que cheguemos a tal extremo mas, um pouco mais de apoio aos produtos nacionais e de recusa de quem nos abandona desta maneira só pode fazer bem. Por isso, aqui fica o link para a petição. Com o meu apelo à vossa assinatura.

Austrália? Não, Timor…

Isto passou-se no dia 21 do mês passado e foi divulgado pelo Blog “Timor Online” (link aqui ao lado).

Um grupo de soldados Australianos aquartelados numa instalação educativa em Dili, o complexo da Educação Não-Formal, impediu o pessoal do Ministério da Educação de hastear a bandeira de Timor-Leste e, em sua substituição, hasteou a bandeira australiana. É de notar que o complexo continuava a funcionar como estabelecimento de ensino. A foto onde se vê a bandeira australiana foi tirada nesse dia por um leitor do Blog.

Por aqui se vê a arrogância com que os australianos se estão a portar em Timor, como se já fosse território conquistado. E será que ainda não é?

04 julho 2006

Alguém viu a Crise?


Prémio de presença nas meias-finais para cada jogador português: 50 000 €
Prémio de presença na final: 150 000 €
Prémio de vitória na final: 275 000 €

Também quero uma crise assim!
(Fonte: SIC On Line)

03 julho 2006

Democrata? Eu?!!

Isto é uma espécie de concurso às avessas! Veja se consegue falhar na resposta a alguma das perguntas seguintes!

  1. Quem foi que comemorou recentemente uma efeméride com a distribuição de 80 mil bandeiras, fabricadas na China (que patriótico), que custaram 230 mil Euros ao erário público português?

  2. Quem foi que, na comemoração dessa efeméride disse que “os agentes do poder de Lisboa, os analfabetos (…) e toda essa chusma, ao molho, está danada com esta iniciativa”?

  3. Quem foi que decidiu, muito democraticamente, que a oposição não podia intervir, para “acabar com a peixeirada total e sem vergonha…” e porque “não tem a obrigação de aturar a pseudo-esquerda”?

  4. Quem foi que concedeu uma condecoração a um movimento “cívico”, sucessor de um movimento separatista com vários actos terroristas e bombistas no activo?

  5. Quem foi que, recentemente, pediu a Cavaco Silva que demita o governo e crie um “Governo provisório e de unidade nacional”?

  6. A quem é que eu estou a pensar atribuir o prémio “Democrata? Eu?!!” ?

Difícil de falhar? Então não olhe para a imagem… NÃO!

Eu avisei! Assim é impossível falhar.