30 janeiro 2006

Notícia do Dia 30

Georges Papandréou, líder do Partido Socialista grego (Pasok, na oposição), foi eleito hoje em Atenas presidente da Internacional Socialista. No discurso de investidura, Georges Papandréou atacou às máfias da economia capitalista. “Não pode haver democracia no mundo quando o capital está nas mãos de um pequeno número de pessoas. Não pode haver democracia quando os grandes grupos de ‘media’ são controlados pelo poder económico. Não pode haver democracia quando o crime organizado pode comprar as políticas e os juízes”, “A prioridade para os socialistas é restabelecer o equilíbrio entre a produção económica e a justiça social”, acrescentou.


in Público de hoje (edição on-line).

Assino por baixo. Só tenho uma dúvida: quando é que José Socrates e o PS vão abandonar a Internacional Socialista?

O Hamas, O Ocidente e a Panela de Pressão

Pegue numa panela de pressão, remova-lhe a válvula de segurança, solde aquilo, bem soldado, de forma a garantir que o vapor não foge, encha-a meio de água e ponha ao lume! Se for louco o suficiente para fazer esta experiência, observe o resultado de longe para não ser apanhado na explosão inevitável que se seguirá!

Isto é muito semelhante com a “experiência” que o ocidente, com USA e UK à cabeça, têm vindo a fazer no médio oriente. Há mais de 50 anos que aplicam pressão sobre os palestinianos, tendo tido sempre o “cuidado” de lhes fechar todas as válvulas de escape possíveis. Resultado: sucessivas explosões de violência que não surpreenderam ninguém. Nos últimos anos, USA e seus aliados, apoiaram cegamente a política de Ariel Sharon, que tinha como objectivo primeiro a liquidação de Yasser Arafat, e o enfraquecimento da Fatah. Com isso enfraqueceram a ala mais moderada da política palestiniana e abriram caminho à victória do Hamas nas últimas eleições. Agora estão aflitos com a situação criada, da qual eles são os principais responsáveis. É caso para comentar: cada qual se deita na cama que fez!

Não compro a imagem do Hamas, que insistem em me vender, de organização exclusivamente terrorista. Não tenho dúvidas que promoveram acções terroristas mas, o que se passou, comprova aquilo que muitos tem vindo a assinalar: que, para além de uma organização terrorista, também é um movimento político e social organizado, com muito apoio e em crescendo! Organizações exclusivamente terroristas não ganham eleições, nem mesmo nas condições muito especiais da palestina. Ora se assim é, o ocidente, devia fornecer ao Hamas uma válvula de escape política, em vez de insistir na continuação do disparate que é aumentar, ainda mais, a pressão.

27 janeiro 2006

PROCURA-SE


Miguel do Vale - Vivo ou vivo
(morto não nos servia de nada!)
Colaborador altamente irregular deste Blog. A última vez que deu sinal de si, estava muito preocupado com o casamento do Elton John.
Não se dão alvissaras a quem o achar (os tempos não aconselham esbanjamentos), mas podem contar com os nossos sinceros agradecimentos.

25 janeiro 2006

Mais Uma Notícia do Dia

"O chefe do Estado-Maior do exército norte-americano decidiu aplicar a pena de morte em Guantanamo e em todas as unidades militares norte-americanas. A medida vai entrar em vigor já no próximo mês de Fevereiro."
TSF 2006.01.24 .

Nem vale a pena comentar. A barbárie segue a todo o pano!

24 janeiro 2006

A Notícia do Dia (também irregular, claro!)

"A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira a cooperação efectiva de todos os estados-membros da UE com a investigação que está a decorrer aos alegados voos e centros de detenções secretos da CIA na Europa. De acordo com um inquérito do Conselho da Europa hoje apresentado em Estrasburgo, existem indícios de práticas de tortura que provavelmente contaram com o conhecimento dos governos dos 25."

- In Correio da Manhã, edição on-line de 2006.01.24

Comentários para quê? Mais um sinal dos tempos... e das dores de barriga!

A nova doença.

No seguimento da posta do meu amigo PSeven deixo aqui uma provocação:
Depois de quase 30 anos de dores de barriga parece que o povo resolveu mudar de médico e escolheu um PR de direita.
Pessoalmente não me importava que os resultados dos 6 candidatos estivesse invertido, mas isso decorre da minha tenra idade e do facto de eu não ser humano...

Até porque me parece que de todos o Dr Garcia Pereira é mais do tipo de fazer festas a um cão...

18 janeiro 2006

Estou Doeeeennnnte...

  • Dia 1 às 2:23 - Estou doente... Sinto-me fraco, com dores de cabeça, dificuldades de concentração e, ainda por cima, não consigo dormir! Amanhã (quer dizer hoje) vou ao médico.
  • Dia 1 às 13:40 - Lá fui ao médico. Ele passou-me um remédio e mandou-me lá voltar dentro de uma semana. Tomei a 1ª dose há bocado. Era amargo como o raio.
  • Dia 1 às 14:15 - Aaaarrghhhh! Tou cheio de dores de barriga...
  • Dia 1 às 20:10 - Finalmente, as dores de barriga passaram. Mas que raio terá sido isto? E ainda não sinto melhoras...
  • Dia 2 às 14:07 - Aaaarrghhhh! As dores de barriga voltaram! É o maldito do remédio. Vou telefonar ao médico (ai, ai, ai...)
  • Dia 2 às 15:20 - Nada a fazer (ai). O médico disse-me que tenho de continuar a tomar o remédio até ao fim da semana (ai, ui, p****!)
  • Dia 7 às 21:30 - Finalmente as dores passaram! Foi a mesma coisa toda a semana! Aquele maldito remédio... Ainda por cima não noto melhoras! Continuo fraco e com dores de cabeça. Agora também tenho as tripas feitas num oito! Felizmente que amanhã volto ao médico.
  • Dia 8 às 15:33 - Raios partam aquele médico! Então não é que depois de me examinar me disse que eu tinha que reforçar a dose do remédio durante mais 15 dias?!!! Era o que faltava!!! Vou mas é a outro médico.

Percebeu porque é que votar em Cavaco Silva no dia 22 é um erro? Não? Então leia o 1º comentário.

Escutas Telefónicas 1

- Está lá? Sou eu o Bitalino. Estás bom?
- Tou e tu pá qué feito? Estás melhor daquela coisa dos cámones e tal?
- Ó pá tu não me digas nada que eu fui ao psicocoiso e tudo pá... mas parece que não era nada... foi uma coisa que me deu, tipo comichão e quê... não ligues...
- Mas e o tipo estava a meter-se no que não era chamado ou quê??
- É pá tu não percebes nada disto da coisa e quê, o melhor é a gente falar de música e deixar a questão para o homem das calças de ganga. O das fotos do velhote e dos barcos da pesca, sei lá...
- Então, mas o outro sabia da coisa ou não?
- Olha, desde que o puto disse que a coisa era para ficar que eu estou com uma azia que nem te digo...
- Mas o chaval não andava lá pelos olhos em bico e quê?
- O que é que tu queres que eu te diga? O nosso está a ficar nervoso e que vai chamar o outro, e que assim não vale a pena e quê... vou é ver se trago alguma coisa aqui deste pessoal e esqueçe...
- Cena dura, não?
- Mau papel... Olha, que se lixe, um dia destes o puto acorda e sei lá... assim como assim o nosso já se calou e vai dormir porreta...
- Ok, vejo-te no avião com a Maria. Ela está toda contente. Diz que voçês são um bocado chonés e que estão a dar bandeira e quê...
- Sei lá... A gente fala disso aí. Até...
- Até...

16 janeiro 2006

Última da Campanha


O Obikuelo também aconselha o Tremedeira...

13 janeiro 2006

Mário Soares e Li'l Abner

Confesso que gosto de banda desenhada! É um gosto que me ficou da juventude. Quando tinha mais tempo livre e podia seguir as peripécias dos meus personagens preferidos. Um desses personagens era Li'l Abner (foto aqui ao lado). Era uma BD em tiras diárias, com continuação. Os personagens viviam num mundo algo louco e surrealista.

Uma das histórias, começava com o dono de uma fábrica de automóveis desportivos a testar um modelo da concorrência! Creio que o modelo se chamava "Tremedeira" ou algo parecido, era feito de gelo, e não gastava gasolina pois era movido pela tremedeira do piloto! Após o teste, ele comentou algo do género: "Não sinto os pés, tenho as costas todas doridas, foi a coisa mais desconfortável que já experimentei! Vai ser um sucesso de certeza"! E o adjunto: "E a metade do preço do nosso modelo! Que vamos fazer?". Resposta: "Não te preocupes. É a minha empresa de publicidade que vai fazer a promoção". A seguir vemos a promoção. "Outdoors" com um senhor muito bem posto a apontar para um Tremedeira e a legenda: "O Reitor do teu Liceu aconselha o Tremedeira". Noutro era o Presidente da Câmara que aparecia. Resultado, o Tremedeira foi um enorme fiasco e o dono da fábrica de automóveis desportivos continuou feliz, contente e rico.

Porque é que conto esta história? Porque hoje, de repente, pensei que tinha sido transportado para o mundo do Li'l Abner! Deparei com um cartaz estranho, claramente da campanha eleitoral, parecia ser do Soares, mas não era o Soares que aparecia nele. Quando me aproximei, percebi que era o Rui Nabeiro(!!) a aconselhar o voto em Mário Soares. Estão a ver a semelhança? Basta substituir o Nabeiro pelo Reitor e, muito apropriadamente, o Soares pelo Tremedeira e pronto - Estamos em plena história do Li'l Abner! Ainda por cima, esta campanha é muito capaz de ter um efeito semelhante ao da campanha do Tremedeira: completo fiasco!

Se ficou curioso(a) ou interessado(a) no Li'l Abner, aqui fica o link para o site oficial.

12 janeiro 2006

Outra Frase do Dia

"Apelamos aos farmacêuticos para que boicotem a venda da pílula do dia seguinte"

Frase da representante da associação "Juntos pela Vida" à TSF, hoje (pronto, já toda a gente percebeu que gosto de ouvir a TSF), citada de memória mas confirmada por esta notícia. Isto veio na sequência de uma entrevista a propósito de um folheto que a Associação Nacional de Farmácias publicou e que, segundo a dita representante, conteria "erros" a respeito da pílula do dia seguinte.

Não discuto os "erros" (deixemos isso para os médicos), nem o direito da dita associação a protestar e a exigir a sua correcção. Quando entram no campo de apelar ao público em geral para boicotar as farmácias que não retirarem o dito folheto, começa o exagero. Que se torna em arrogância inaceitável quando apelam às farmácias que boicotem a pílula do dia seguinte! Esta associação, cuja única actividade conhecida é inventar mais desculpas para impedir novo referendo ao aborto, tem a estranha ideia que pode impor a todos que se comportem de acordo com a sua moralzinha. Mesmo apelando a que, profissionais que têm o dever de servir o público, imponham a sua vontade aos clientes e não lhes vendam o que eles querem mas só o que a associação aprova!!! Mas quem é que eles pensam que são? Deus? Quando é que aprendem a viver em democracia?

11 janeiro 2006

A Frase do Dia (outra vez)

"... Mas todos os portugueses, empresários ou não, sabem que esse modelo de exploração de salários baixos está esgotado" - Mário Soares. (notícia aqui)

Sabem? Espanta-me muito! Ando há anos a dizer isso. E ando há anos a ver tudo o que é empresário a aplicá-lo. E o governo (mesmo quando se diz socialista e de "esquerda") a ajudar com entusiasmo!

09 janeiro 2006

Dois Exemplos de Ética e Seriedade Política

Há alguns meses atrás, Alberto João Jardim acusava o "Sr. Silva" de, após 10 anos de governação, ter deixado a educação num estado decadente, a justiça com falta de credibilidade, jurava que cavaquismo, outra vez, só por cima do seu cadáver e pedia a sua expulsão do partido. Entretanto deve ter morrido e ressuscitado porque, agora, é vê-lo entusiasticamente na campanha madeirense do "Sr. Silva".



Valentim Loureiro, esse exemplo de seriedade na política e no futebol, foi dar uma mãozinha a Mário Soares. Que claro, num exemplo de verticalidade aceitou entusiasmado.

Até tive vontade de inventar outro prémio, para atribuir, exequo, a estes dois dignos representantes de uma certa forma de fazer política! Só que não consegui pensar num nome que estivesse ao seu nível!

06 janeiro 2006

Googlesões do Confuso




Não sei o que que vocês pensam do Google, mas eu sou um admirador confesso dessa empresa. A sua última inovação, o Google News, também me agrada muito, pois permite-me ter uma ideia rápida de tudo o que foi publicado, sem ter de correr uma centena de "sites". Mas até no melhor pano cai a nódoa. Quem veja a notícia acima, fica de certeza confuso! Cavaco Silva a admitir uma 2ª volta das eleições da qual ele teria sido excluido, esclarecendo que não irá votar em Mário Soares?!!!

Bem, a notícia não se refere a Cavaco mas a Garcia Pereira(!), e não está na TSF mas no Jornal de Notícias. Os automatismos, às vezes têm destas coisas...

A Frase do Dia (rúbrica irregular)

"Dei instruções precisas ao meu mandatário financeiro para cumprir, escrupulosamente a lei" - Cavaco Silva à TSF, citado de memória mas confirmado, no essencial por esta notícia do DN.

Mas era preciso?

03 janeiro 2006

Finalmente...

A melhor anedota de loiras.